Branding 3.0 - Tátil Design de Ideias » 2º Encontro – Caminhos para um mundo sustentável

Jun 16

No dia 9 de junho, nomes de diferentes áreas do conhecimento do país se reuniram para discutir como as marcas vão enfrentar o futuro, em um planeta onde a sustentabilidade se apresenta como uma  necessidade de primeira ordem para a adequação aos novos tempos.  Nesta data foi  realizado o segundo encontro do projeto Branding 3.0, promovido por Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil Design de Ideias.

Estiveram presentes Rodrigo Baggio, fundador e diretor executivo do Comitê para  democratização da Informática (CDI); Marcia Ballariny, especialista em planejamento de comunicação e coordenadora do curso P4B (Planning for Branding) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM RJ); Michel Robim, especialista em terapias de desenvolvimento humano; Mônica Dias Pinto, pedagoga; Felipe Guanaes, diretor do NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) da PUC-Rio; Lúcia Araújo, diretora do Canal Futura; Stephan Duailibi Younes, gestor de marketing da Unimed; Julius Wiedman, editor global da Taschen, que publica obras de design, arquitetura, entre outras.

A  mudança de visão sobre a lógica do consumo na sociedade foi um dos temas debatidos durante o encontro. A revisão da forma como as pessoas encaram, valorizam e entendem o ato  de “possuir coisas” seria, na visão dos presentes, um caminho fundamental para construir um mundo sustentável. Sobre a maneira como essa mudança precisa ser implementada, Felipe Guanaes destacou, sob a ótica acadêmica, a importância e a dificuldade em unir várias pessoas de áreas diferentes de conhecimento em torno de um mesmo propósito.

Guanaes exemplificou como possível problema a divisão excessiva das ideias dentro das áreas de conhecimento do mundo acadêmico. Segundo ele, mesmo com o tema sustentabilidade em comum, cada especialista usa um dialeto diferente. A saída para que as ideias circulem de forma livre e consistente seria, então, na opinião de Michel Robim, que as pessoas desbloqueassem seus canais de relacionamento pessoal, a fim de gerar uma integração. Essa interatividade seria usada na busca de “um bem maior”.

A quebra dessa barreira, proposto por Robim, talvez tenha sido o adotado pelos cooperativados da Unimed. Stephan Duailibi citou a operadora como um exemplo da capacidade extra de somar esforços e idéias.

A união de ideias e de pessoas em torno de um mesmo propósito foi apontada pelos presentes como “fundamental para que a preocupação com o sustentável norteie a ação das marcas no planeta”. Marcia Ballariny destacou que enxerga o consumidor como um indivíduo que vai “passar a exigir, no futuro, uma postura cada vez mais comprometida das empresas com a  sustentabilidade”.

Ela ressaltou, no entanto, que ainda não vê a sustentabilidade conectada à essência dos negócios das companhias hoje. Mônica Pinto, por sua vez, revelou que percebe essa preocupação com a sustentabilidade nas empresas parceiras comerciais do canal Futura. Segundo ela, essa parceria afinada faz com que o canal se torne um propagador da valorização de conceitos importantes para o desenvolvimento do planeta, como a sustentabilidade. Lúcia Araújo comentou que essa união de empresas com o mesmo  pensamento ideológico possibilita, no caso do Canal Futura, “a criação de programas de qualidade e a derrubada do mito, criado no Brasil, de que informação e entretenimento não combinam na TV, ou que criam uma programação enfadonha”.

O propósito de pensar a sustentabilidade como uma idéia que precisa ser executada por todos os indivíduos do planeta tem relação com o ‘pensar global, agir local’, do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), de Rodrigo Baggio. A idéia reflete a preocupação de afinar uma postura mundial com os costumes de cada região onde a proposta é inserida.

O próximo encontro será realizado em agosto, em São Paulo.

Veja quem participou do 2º Encontro:

Patrícia Pinheiro e Michel RobimFred Gelli, Michel Robim e Patricia PinheiroRodrigo BaggioMarcia BallarinyMonica Dias PintoStephan Younes, Patrícia Pinheiro, Michel Robim e Fred GelliConvidados do Encontro e equipe TátilJulius WiedemannParticipantes do Encontro durante a troca de ideiasMonica Dias Pinto, Laurelena Palhano e Rodrigo BaggioFelipe GuanaesStephan Younes

Deixe um comentário

Campos marcados com * são obrigatórios.